igualdade

Mulheres impedidas de votar no noroeste do Paquistão

Mulheres impedidas de votar no noroeste do Paquistão

As mulheres de algumas zonas do noroeste do Paquistão foram impedidas de votar por decisão de conselhos tribais locais e acordos de diversos partidos políticos.

"Posso confirmar que houve um acordo (para impedir o voto feminino) na zona do Baixo Dir e sabemos de pactos similares noutras áreas", afirmou o ministro da Informação da região de Khyber Pakhtukhwa (KPK), Musarrat Qadim, citado pelo diário local "Dawn".

Os líderes da zona do Alto Dir, no norte de KPK, chegaram a acordo para impedir as mulheres de votarem e um dos responsáveis da decisão justificou-a por questões de segurança.

O governo regional de KPK apresentou uma queixa formal à Comissão Eleitoral por estas flagrantes violações dos direitos básicos, ainda que pareça pouco provável que possam ser corrigidas a tempo para que as afetadas possam votar.

Cerca de 86 milhões de paquistaneses são chamados a votar, este sábado, numas eleições cruciais para a consolidação democrática do país com fortes medidas de segurança devido às ameaças dos talibãs de lançar ataques contra um processo eleitoral que consideram contrário aos preceito islâmicos.

ver mais vídeos