Singapura

O passeio de Kim Jong-un antes do encontro com Trump

O passeio de Kim Jong-un antes do encontro com Trump

A Coreia do Norte revelou, esta segunda-feira à noite, imagens de um passeio do presidente Kim Jong-un em Singapura, antes da cimeira com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

O presidente norte-americano, Donald Trump, e o líder norte-coreano, Kim Jong-un, reúnem-se esta terça-feira de madrugada, em Singapura, numa cimeira histórica cujo objetivo é encontrar uma forma de proceder à desnuclearização do regime de Pyongyang garantindo a sua sobrevivência.

As expectativas em torno do encontro são elevadas, assim como o são as incertezas, após três meses de acidentadas negociações, em que a cimeira chegou mesmo a ser cancelada por Donald Trump.

Apesar de nenhuma das partes ter divulgado a agenda, o principal tema do inédito encontro, que decorrerá no hotel Capella, na cidade-Estado de Singapura, é encontrar uma forma de levar a cabo a desnuclearização da Coreia do Norte.

O regime de Kim Jong-un mostrou-se disposto a abandonar o seu programa nuclear durante a cimeira que as duas Coreias realizaram a 27 de abril, na zona desmilitarizada da fronteira, mas não quer que se lhe imponha uma fórmula unilateral, pretendendo um processo de desarmamento progressivo.

Por seu lado, a administração de Trump mostrou-se sempre irredutível em relação ao que exige de Pyongyang - uma desnuclearização "completa, verificável e irreversível" -, mas, nos últimos dias, abriu a porta a um processo de desnuclearização "por fases".

ver mais vídeos