Ciência

O segredo dos "olhos de cachorrinho"

O segredo dos "olhos de cachorrinho"

Os "olhos de cachorrinho", que parecem querer dizer-lhe alguma coisa ou exigir a sua atenção, é na verdade uma evolução na anatomia dos cães para conseguirem comunicar e persuadir os humanos.

Investigadores em anatomia e psicologia comparativa, do Reino Unidos e dos EUA, descobriram que os cães desenvolveram músculos em redor dos olhos, para conseguirem fazer expressões que permitam comunicar melhor com os seres humanos.

As tais "sobrancelhas expressivas", nome dado pelos investigadores, devem-se a um pequeno músculo na parte interna da sobrancelha que permite aos cães tornar os olhos maiores ou mais pequenos, para "criarem uma ilusão de comunicação semelhante à humana".

De acordo com o estudo relatado pela BBC, a mudança facial desenvolveu-se, ao longo da evolução do animal, devido ao contacto próximo entre os cães e os seres humanos, acabando atualmente por ajudar os cães domésticos a provocarem reações nos donos.

"Quando os cães fazem o movimento, parece suscitar um forte desejo nos seres humanos de cuidar deles", diz Juliane Kaminski, coautora do estudo, da Universidade de Portsmouth.

Estudos anteriores já mostravam como as expressões caninas conseguiam apelar os humanos, mas a pesquisa recente mostra que houve mudanças na anatomia dos cães para torná-la possível.