Mundo

Oscar Pistorius vai aguardar sentença em liberdade

Oscar Pistorius vai aguardar sentença em liberdade

O atleta Oscar Pistorius, condenado esta sexta-feira por homicídio involuntário da sua namorada, fica em liberdade sob caução até ao recomeço das audiências a 13 de outubro, para decidir a sua pena, anunciou a juíza sul-africana Thokozile Masipa.

"Exerci o meu poder discricionário a favor do acusado e concedo-lhe a extensão do regime de liberdade sob caução", declarou a juíza, antes de reconvocar o tribunal, situado em Pretória (nordeste), para o julgamento para decidir a sentença.

Oscar Pistorius foi considerado culpado de homicídio negligente pela morte da namorada, em fevereiro de 2013. O atleta sul-africano incorre numa pena de prisão que pode chegar aos 15 anos.

O atleta duplo amputado foi ainda considerado culpado de um incidente com arma de fogo - por ter disparado debaixo de uma mesa de um restaurante - e ilibado de duas acusações também com armas de fogo.

Na quinta-feira, a juíza Thokozila Masipa tinha ilibado Pistorius das acusações mais graves, de homicídio premeditado e simples, cuja pena poderia chegar aos 25 anos de prisão.

Oscar Pistorius, de 27 anos, começou a ser julgado no passado dia 3 de março no Tribunal Superior de Pretoria.

Na primeira sessão do julgamento, Pistorius declarou-se inocente, embora as duas partes, acusação e defesa, aceitassem que o atleta tinha matado a tiro a namorada, através da porta da casa de banho da sua habitação em Pretória.

ver mais vídeos