Ataque

Dois mortos e vários feridos em ataque com faca na Finlândia

Dois mortos e vários feridos em ataque com faca na Finlândia

Um homem esfaqueou esta sexta-feira várias pessoas na cidade de Turku, sudoeste da Finlândia, e foi alvejado numa perna e detido pela polícia.

A Reuters confirmou junto de fonte policial que duas pessoas morreram e pelo menos oito ficaram feridas na sequência do esfaqueamento.

"A polícia disparou para as pernas do suspeito. A pessoa foi detida. Recomendamos que se evite o centro de Turku", escreveu a polícia na rede social Twitter.

O atacante, um homem cuja identidade e motivos não foram revelados até ao momento, está a receber tratamento no hospital, sob custódia policial.

As autoridades estão à procura de potenciais cúmplices e pediram aos habitantes que evitem o centro da cidade.

"Não sabemos o que motivou...nem sabemos com precisão o que aconteceu em Turku [uma cidade com cerca de 200 mil habitantes situada a 150 quilómetros de Helsínquia]", afirmou o responsável máximo da polícia finlandesa Seppo Kolehmainen, citado pela agência France Presse.

A televisão pública Yle noticiou que no local eram visíveis vários corpos estendidos no chão.

O tabloide "Ilta-Sanomat" noticiou que uma mulher com um carrinho de compras foi atacada por um homem com uma faca grande.

"O Governo segue com atenção a situação em Turku e a operação policial em curso", escreveu o primeiro-ministro, Juha Sipila, no Twitter.

A ministra do Interior, Paula Risikko, anunciou que a segurança vai ser reforçada em todo o país.

Segundo a televisão MTV3, foi reforçada a segurança no aeroporto de Helsínquia e nas gares de transportes.

A televisão Yle noticiou também que a polícia estabeleceu um perímetro de segurança em volta do centro de Turku, uma cidade de cerca de 200 mil habitantes a cerca de 170 quilómetros a oeste de Helsínquia, que chegou a ser capital do país.