Eslovénia

Aprovada primeira fonte pública de cerveja da Europa

Aprovada primeira fonte pública de cerveja da Europa

Uma pequena vila na Eslovénia vai ter uma fonte de cerveja, no valor de 350 mil euros.

O município de Zalec, localizado a mais de 60 quilómetros da capital eslovena, Liubliana, trocou as tradicionais fontes de água por uma fonte de cerveja, na tentativa de atrair turistas para a região. O projeto foi discutido pela primeira vez em 2013 e foi aprovado, este mês, por dois terços dos representantes municipais.

Zalec é uma pequena vila rodeada de campos de lúpulo, planta usada na produção de cerveja, o que vai permitir que a bebida seja fabricada localmente.

Os visitantes vão poder encontrar uma grande variedade de cervejas eslovenas. A prova de três tipos de cerveja de 30cl, em canecas celebrativas personalizadas pelo designer Oskar Kogoj, custará seis euros, segundo o site esloveno "Dvevnik".

A construção da fonte vai custar 350 mil euros. Metade do valor vai ser pago pela câmara e o restante virá de doações privadas. "É verdade que a fonte não vai ser barata. Mas é um projeto em desenvolvimento, um produto turístico", afirma o presidente do município, Janka Kos.

Ainda que o custo e o potencial lucro estejam a ser alvos de controvérsia, Janko Kos espera que este projeto coloque no mapa o município muitas vezes esquecido.

A primeira fonte de cerveja da Europa ainda não tem data prevista para começar a matar a sede ao público.

ver mais vídeos