Aviação

Primeiro helicóptero chinês civil de sete toneladas faz voo inaugural

Primeiro helicóptero chinês civil de sete toneladas faz voo inaugural

A China apresentou esta terça-feira o seu primeiro helicóptero civil de sete toneladas, designado AC352, com um voo inaugural na cidade de Harbin, no nordeste do país.

Elaborado pela Corporação da Indústria de Aviação da China (AVIC, na sigla em inglês), o aparelho é um bimotor com um peso máximo de 7,5 toneladas, que pode transportar até dezasseis passageiros.

O responsável pelo projeto, Lu Weijian, disse que o helicóptero pode também ser utilizado em missões de resgate, operações da polícia ou assistência médica.

Lu afirmou que os primeiros helicópteros serão entregues em 2018.

A AVIC anunciou ainda planos para desenvolver helicópteros para cargas pesadas, de alta velocidade ou com hélices inclináveis.

A indústria aeronáutica chinesa celebrou em novembro passado a IX Feira Internacional da Aviação de Zhuhai, no sul do país, onde mostrou os seus mais recentes progressos, como o caça furtivo J-20.

Neste mesmo evento, a AVIC apresentou o helicóptero não tripulado AV500W, que pode incorporar armamento.

Em junho passado, a construtora aeronáutica europeia Airbus assinou um acordo com um consórcio de empresas chinesas, para criar uma fábrica de montagem de helicópteros na cidade de Qingdao, nordeste da China.

Na altura, o diretor da divisão de helicópteros da Airbus, Norbert Ducrot, afirmou que o país asiático "está destinado a ser o maior mercado" daquele tipo de aeronaves, nos próximos anos.