Mundo

Príncipe herdeiro da Tailândia divorciou-se da mulher

Príncipe herdeiro da Tailândia divorciou-se da mulher

O príncipe herdeiro da Tailândia divorciou-se da mulher, depois de vários familiares desta terem sido detidos, acusados de corrupção, e numa altura em que o estado de saúde do rei está fragilizado.

Um comunicado emitido pelo palácio real na madrugada de sábado, citado pela AFP, anunciou que a princesa Srirasmi tinha perdido o seu estatuto real, pondo fim ao casamento de 13 anos com o príncipe Maha Vajiralongkorn.

A AFP dá conta de que o rei Bhumibol, de 87 anos, é venerado no país e que são raras as notícias sobre o quotidiano da família real, e que as detenções de familiares da princesa produziram ondas de choque nas elites tailendesas.

"O rei concedeu permissão para anunciar que a princesa Srirasmi, a esposa do príncipe herdeiro Maha Vajiralongkorn, pediu por escrito a perda do seu estatuto real", afirma o comunicado do palácio, assinalando o fim do matrimónio.

Analistas ouvidos pela agência noticiosa francesa afirmaram que o divórcio do príncipe, de 62 anos, aprofunda os temores sobre o futuro da monarquia naquele país asiático.

Em maio, os militares tomaram o poder depois de meses de violentos protestos na rua, reivindicando a necessidade de proteger a monarquia e restaurar a ordem no país politicamente dividido.

O rei - o monarca mais antigo do mundo, que é reverenciado por muitos tailandeses como uma figura semidivina - tem sido este ano, muito confinado ao hospital e cancelou no início deste mês uma audiência pública, por ocasião das celebrações do seu aniversário.

Srirasmi casou-se com o príncipe herdeiro em 2001 e seria a próxima rainha dos tailandeses. O casal tem um filho de nove anos.

"Este anúncio irá aumentar ainda mais a sensação de incerteza e ansiedade entre os tailandeses e sobre o futuro da sua monarquia - e não apenas na geração atual, mas também nas próximas", disse à AFP Pavin Chachavalpongpun, especialista em assuntos tailandeses da Universidade de Quioto, no Japão.

ver mais vídeos