Rússia

Professora despedida por publicar fotografias em fato de banho

Professora despedida por publicar fotografias em fato de banho

Viktoria Popova, de 26 anos, foi demitida da Escola Número 7 em Omsk, na Rússia, por "levar a escola e a profissão ao descrédito", após publicar imagens em fato de banho na Internet.

Viktoria Popova, além de professora, fazia trabalhos como modelo de tamanhos grandes. A decisão de despedimento surgiu após a professora publicar fotografias em fato de banho no Instagram, apesar de, entretanto, estas terem sido apagadas da rede social.

Utilizadores russos das redes sociais têm-se unido em apoio a Viktoria Popova, sendo que mais de três mil pessoas partilharam fotografias em fato de banho, como ação de protesto contra a decisão da escola. "Professores também são pessoas" é a hashtag que acompanha a ação de apoio.

A maioria das reações tem sido positiva, tendo uma pessoa descrito o despedimento da professora como um "exemplo revoltante de hipocrisia, estupidez e idiotice". Além disso, a mulher escreveu ainda: "Somos professoras, mas também somos humanas, por isso temos o direito de ser diferentes fora da escola e nas redes sociais".

"Quando é que a insanidade vai parar no nosso país?", escreveu outra utilizadora do Instagram, como descrição de uma fotografia partilhada em fato de banho.

Ainda assim, também houve reações negativas e críticas dirigidas a Viktoria Popova. "É só uma desculpa para se mostrar em fato de banho", escreveu um utilizador.

Outra pessoa, que alegou ser professora, disse, em tom de crítica: "Esta não é a norma. Professores também são humanos, mas estes humanos são educadores. Sim, existe uma esfera privada da vida. Privada! Mas gostariam que os professores bebessem atrás das escolas, fumassem cannabis e seduzissem estudantes? Porque não? Eles também são humanos".

Depois das fotografias da professora se tornarem virais, o governo da região de Omsk anunciou que Viktoria Popova poderia voltar ao emprego. Contudo, o incidente abriu-lhe ainda portas ao mundo da moda, ao receber o convite de uma agência de modelos russa, a Plus Size Omsk, para se juntar à empresa em julho.

ver mais vídeos