Salvamento na Tailândia

Rapazes presos na gruta foram medicados e transportados em macas durante resgate

Rapazes presos na gruta foram medicados e transportados em macas durante resgate

Durante alguns dias, foi noticiado que os planos de resgate passavam por ensinar o grupo de 12 rapazes e o treinador a nadar e a usar equipamento de mergulho para saírem da caverna.

Contudo, um vídeo publicado pela marinha tailandesa sugere que os rapazes presos na gruta não saíram a nadar, mas sim transportados em macas.

As imagens indicam que os rapazes, usando uma máscara de mergulho, foram deitados em macas que foram conduzidas pelas passagens estreitas da gruta pelos mergulhadores.

De acordo com a BBC, os rapazes foram ainda medicados para evitar a ansiedade e os possíveis ataques de pânico. Chaiyananta Peeranarong, ex-militar da marinha, disse à AFP que "alguns estavam a dormir" e "alguns estavam a mexer os dedos, um pouco atordoados". "Mas estavam a respirar", garantiu.

O estado de saúde dos rapazes foi sendo verificado por médicos, que se encontravam em pontos específicos do caminho desde a câmara onde o grupo esteve preso desde o final de junho até à saída

Ainda não se sabe o tipo de medicação e a dose tomada pelos 13 jovens. Alguns meios noticiaram que os rapazes tomaram medicamento para combater a ansiedade, mas fontes da AFP disse que alguns estava completamente sedados. Na terça-feira, o primeiro-ministro tailandês negou que o grupo tenha sido sedado: "Chama-se ansiolítico, algo para não ficarem eufóricos, nem stressados".

ver mais vídeos