EUA

Romney com vantagem na "super terça-feira"

Romney com vantagem na "super terça-feira"

Mitt Romney alcançou uma vantagem confortável na corrida à nomeação presidencial republicana sobre o seu perseguidor Rick Santorum, e as últimas sondagens indicam que vai alargá-la na "super terça-feira", em que votam eleitores republicanos em 10 Estados.

Perto de 437 delegados à convenção nacional republicana, um quarto do total em disputa (2286) serão eleitos na terça-feira na Geórgia, Massachussetts, Ohio, Oklahoma, Tennessee, Virginia, Idaho, Dakota do Norte, Alasca e Vermont.

Segundo o analista de sondagens do "New York Times" Nate Silver, depois das últimas votações, a posição de Mitt Romney "melhorou tanto que pode estar em vias de conseguir uma maioria clara dos delegados" esta terça-feira.

"Romney pode conseguir a maioria de delegados mesmo se ganhar apenas quatro ou cinco Estados", escreve Nate Silver no seu blogue "Five Thirty Eight".

As sondagens dão como praticamente asseguradas vitórias de Romney no Massachussetts, Estado de que foi governador e onde mantém laços muito próximos, e na Virginia, onde Santorum, ex-senador, e Newt Gingrich, ex-líder da Câmara dos Representantes, não se qualificaram para a eleição.

A vitória de Newt Gingich no "seu" Estado da Geórgia é praticamente certa, mas deverá ser a sua única do dia, enquanto Santorum tem vantagem larga nas sondagens no Oklahoma.

As lutas mais renhidas serão no Tennessee e principalmente no Ohio, onde Romney e Santorum têm hipóteses iguais de ganhar, segundo Nate Silver.

Com menos dados disponíveis, o Estado do Vermont é considerado mais favorável a Romney, enquanto no Dakota do Norte, Alasca e Idaho não se realizaram sondagens.

Para alcançar a nomeação, os candidatos precisam de somar 1.144 delegados à Convenção Nacional Republicana, na Flórida a 30 de agosto, onde será formalmente designado o opositor republicano de Barack Obama nas eleições de novembro.

Até ao momento, Romney tem 173 delegados à convenção nacional republicana, enquanto Santorum tem 74, Ron Paul 37 e Gingrich 33.

Depois de vitórias surpreendentes de Santorum no Minnesota e Colorado, Romney não voltou a perder nenhuma votação, somando mais delegados no Michigan e Arizona, Wyoming e Washington.

A média das últimas sondagens nacionais republicanas, calculada pelo site Real Clear Politics, dá a Romney uma confortável vantagem a nível nacional de 12,7 pontos sobre Santorum e 22 pontos sobre Gingrich.