Rússia

O mistério da água vermelha no rio Daldykan

O mistério da água vermelha no rio Daldykan

O rio Daldykan, localizado na cidade ártica de Norilsk, na Rússia, ficou vermelho, na última terça-feira. As causas da alteração da cor da água ainda são desconhecidas.

Segundo as autoridades, há duas teorias que podem explicar o acontecimento. A primeira é natural e tem a ver com as grandes quantidades de ferro existente no solo da região; a segunda está relacionada com uma possível fuga de químicos das indústrias da zona de Norilsk.

O Ministério do Meio Ambiente da Rússia disse ao jornal de Nova Iorque, ABC News, que pode haver uma descarga através dos canos de esgoto da fábrica "Norilsk Nikel", maior empresa produtora mundial de níquel.

Até ao momento, a empresa tem negado as afirmações feitas pelo Ministério do Meio Ambiente. O porta-voz da Norilsk Nickel disse à agência estatal de notícias russa, RIA Novosti, que vai continuar a acompanhar a situação ambiental, assim como reduzir a produção enquanto estão a ser realizados os testes à água.

Segundo os moradores da cidade contaram ao jornal local Krasnews, esta não é a primeira vez que Daldykan ficou vermelho.

A água do rio não apresenta ameaças para a população local, uma vez que não é utilizada para o abastecimento público.

A cidade industrial de Norilsk é conhecida por apresentar níveis de poluição muito elevados, sendo considerada muitas vezes a pior da Rússia.

ver mais vídeos