O Jogo ao Vivo

Mundo

"Sagrada Família" acabada virtualmente

"Sagrada Família" acabada virtualmente

Um vídeo institucional mostra como será a obra de Antoni Gaudí quando acabada. O arquiteto responsável pelo projeto afirma que, a este ritmo, a "Sagrada Família" deverá estar concluída em 2026, 144 anos depois do início da construção.

A obra está, de acordo com o jornal espanhol "20 minutos", a 65% e deverá estar concluída em 2026. Segundo o arquiteto responsável pela continuidade da construção da basílica catalã, Jordi Faulí, a data é possível se se mantiver "o ritmo atual de trabalho".

Salientando que ainda faltam muitos detalhes artísticos, Fauli é o nono arquiteto responsável pela obra e coordena uma equipa de quarenta profissionais que se dedicam ao estudo e construção da fase final do projeto.

Ainda que inacabada, a basílica é considerada um ex-líbris da cidade. Visitado por milhões de turistas todos os anos, As receitas geradas pelas visitas são canalizadas para o financiamento da construção. O jornal francês "Le Figaro" avança que, por ano, os turistas contribuem com 13 a 20 milhões de euros com a compra dos bilhetes.

Fauli estudou em Barcelona e começou a trabalhar na oficina técnica da Sagrada Família em 1990, altura em que tinha 31 anos, a mesma idade de Gaudí quando assumiu o projeto. Segundo o "20 minutos", o arquiteto almeja ainda ser o responsável pela obra aquando da sua conclusão da obra, em 2026.