Mundo

Sismo de magnitude 5,8 registado no sul do México

Sismo de magnitude 5,8 registado no sul do México

Um sismo de magnitude 5,8 na escala de Richter atingiu este sábado a região sul do México, não existindo até ao momento relatos de danos pessoais ou materiais.

O tremor de terra foi registado às 05.38 horas (11.38 horas em Portugal continental) e o epicentro (zona da superfície terrestre onde a intensidade de um abalo sísmico é mais elevada e onde este alcançou em primeiro lugar o nível do solo, fica localizada por cima do hipocentro) foi localizado a 123 quilómetros a sudeste de Salina Cruz, no Estado de Oaxaca.

O Sistema de Alerta Sísmico Mexicano (SASMEX) informou que o sismo foi "confirmado por 12 sensores" e que o sistema de alerta "não acionou nenhum sinal porque a energia gerada durante os primeiros segundos não superou os níveis estabelecidos" pelo próprio sistema.

Este novo abalo acontece quatro dias depois do forte sismo de 7,1 que atingiu a capital do país, Cidade do México, e que provocou pelo menos 292 mortos, segundo o último balanço das autoridades mexicanas.

Várias equipas de resgate permanecem no terreno à procura de vítimas nos escombros dos edifícios que não resistiram ao sismo de terça-feira.