Vídeos

Tornado no Luxemburgo deixou rasto de destruição

Tornado no Luxemburgo deixou rasto de destruição

Um tornado atingiu os municípios de Bascharage e Petange, no Luxemburgo, na sexta-feira, deixando um rasto de destruição. Há pelo menos 14 feridos.

As imagens impressionam e dão uma ideia da violência dos ventos que soltaram telhas de edifícios, derrubaram estruturas e árvores, causando inúmeros danos e prejuízos, numa região onde residem cerca de 20 mil portugueses.

O serviço de proteção civil do Luxemburgo confirmou em comunicado que um tornado atingiu os municípios de Bascharage e Petange, pelas 17.30 horas. Informou ainda que 14 pessoas ficaram feridas, duas das quais foram hospitalizadas. As rajadas de vento atingiram 128 quilómetros.

Após o tornado, várias estradas ficaram intransitáveis e as ligações ferroviárias em Petange foram suspensas. Foram contabilizadas cerca 180 habitações danificadas, 30 das quais ficaram totalmente sem os telhados.

Um casal de portugueses viu a sua casa ficar destruída em Petange. Segundo o secretário de Estado das Comunidades, José Luís Carneiro, "não há registo de feridos entre a comunidade portuguesa".

Na sequência do agravamento do estado do tempo durante a tarde, os serviços meteorológicos elevaram o nível de alerta de amarelo para laranja até às 21 horas.

Para as operações de limpeza e socorro foram mobilizados perto de 200 bombeiros e quatro dezenas de polícias.