O Jogo ao Vivo

EUA/Coreia do Norte

Trump diz que resolveu "em grande parte" o problema nuclear

Trump diz que resolveu "em grande parte" o problema nuclear

O presidente norte-americano, Donald Trump, afirmou esta sexta-feira ter "resolvido em grande parte" o problema nuclear norte-coreano e ter estabelecido uma boa relação com o líder norte-coreano, Kim Jong-un.

Em declarações à "Fox News" durante uma emissão em direto da Casa Branca, Trump rejeitou as críticas segundo as quais a declaração comum assinada com o seu homólogo norte-coreano é "muito vaga", afirmando que ela "tem tudo", e elogiou Kim.

"Dei-lhe um número direto para me telefonar se tiver alguma dificuldade, eu posso ligar-lhe, estamos em contacto", afirmou.

"Ele fala e o seu povo ouve-o com atenção. Gostava que o meu povo fizesse o mesmo", disse sobre o líder norte-coreano, assegurando depois a outros jornalistas presentes que era uma brincadeira.

Donald Trump disse ainda que "é muito bom dar credibilidade" a Kim e que os Estados Unidos "têm uma relação muito boa com a Coreia do Norte", numa reação às críticas a imagens em que surge a fazer continência a um general norte-coreano durante a cimeira de terça-feira em Singapura.

As imagens não foram divulgadas pela Casa Branca mas acabaram por chegar à imprensa norte-americana depois de o regime norte-coreano as ter divulgado.

Questionado, mais adiante, sobre o que vai fazer no domingo, Dia do Pai nos Estados Unidos, respondeu que "na verdade vou telefonar para a Coreia do Norte".

O presidente dos Estados Unidos disse também que a Coreia do Norte "já está a começar a apresentar os restos desses grandes soldados" norte-americanos desaparecidos em combate durante a Guerra da Coreia (1950-1953), como ficou acordado na cimeira.

ver mais vídeos