Bélgica

Faculdade belga pede a alunas para usarem "vestuário decotado" na formatura

Faculdade belga pede a alunas para usarem "vestuário decotado" na formatura

Faculdade de Medicina de Universidade belga enviou uma mensagem a todas as alunas com uma sugestão de vestuário que indignou a comunidade estudantil.

O polémico email, enviado pela Universidade Livre de Bruxelas, deixou as estudantes escandalizads. Com o aproximar da cerimónia de formatura, a faculdade fez um pedido insólito.

"De um ponto de vista estético será melhor se as mulheres usarem vestido ou saia, e um decote revelador", pode ler-se num excerto da mensagem. A universidade acrescentou ainda que a sugestão não era "obrigatória". Já os homens, receberam apenas instruções para usar fato no evento.

A atitude da universidade foi rapidamente alvo de críticas dos alunos, que acusaram a instituição de machismo.

"Ninguém tem o direito de te dizer o que deves vestir. Ninguém tem o direito de te dizer como deves desempenhar o papel de mulher. Ninguém tem o direito de te tirar esta liberdade que foi (e ainda é) tão difícil de conquistar", defendeu uma das estudantes.

O reitor da faculdade confirmou à imprensa belga ter-se tratado de um email real e confessou-se também chocado.

Após a polémica, a faculdade publicou um pedido de desculpas. "As instruções relacionadas com a roupa das jovens licenciadas são inapropriadas e não vão ao encontro dos valores defendidos pela Universidade Livre de Bruxelas."

ver mais vídeos