Suíça

Vila com 16 pessoas, sem crianças e escolas, luta para não desaparecer

Vila com 16 pessoas, sem crianças e escolas, luta para não desaparecer

A pequena vila de Corippo, no cantão suíço de Ticino, tem apenas 16 habitantes. Nas ruas não há crianças a brincar e só uma pessoa trabalha. Todos os outros são reformados e o risco de desertificação é cada vez maior.

Tal como outras comunidades dos Alpes suíços, Corippo perdeu a sua população mais jovem, que se deslocou para outras localidades à procura de novas oportunidades de trabalho e de educação. "Temos apenas 16 moradores e eu sou o único que trabalha. Todos os outros são reformados", lamenta Claudio Scettrini, responsável pelo município, à BBC.

A comunidade já existe há mais de 600 anos. No século XIX, a vila já só tinha 300 habitantes e com o passar dos anos foi perdendo mais habitantes. "Espero que vivam até aos 90 anos ou não ficará cá ninguém", explica Claudio.

Antes do "boom" turístico das últimas décadas, os lagos em Locarno e Lucano, região conhecida como "Riviera suíça", eram evitados devido aos riscos de malária. Com a erradicação da doença, o turismo cresceu. Por outro lado, a agricultura, que foi o grande sustento da população local, foi perdendo importância e o estilo de vida dos habitantes começou a desaparecer.

A apenas 30 minutos de distância de Locarno, a única ligação a Corippo é através de uma estrada estreita e cheia de curvas, que afasta os turistas.

Aposta na autenticidade para cativar visitantes

Elia Frapolli, diretor de turismo do cantão de Ticini, olha para a dificuldades como uma oportunidade. "A vida em Corippo e em vilas similares é especial. É como se fossemos para outro século. Todas as pessoas se conhecem e quem nos visita pode experimentar a autenticidade da vida numa vila que existe há séculos", refere.

Neste sentido, já foi desenvolvido um importante trabalho de preservação levado a cabo por uma fundação local: transformar algumas das casas vazias em quartos de hotel. E, apesar de ainda demorar algum tempo para que tudo esteja pronto, já há pedido de reservas.

ver mais vídeos