Política nuclear

Irão pronto para negociações nucleares

Irão pronto para negociações nucleares

O Irão está preparado para retomar as negociações sobre o dossiê nuclear com as grandes potências, assegurou o novo chefe da diplomacia iraniana, Mohammad Javad Zarif.

"A República Islâmica do Irão está pronta para entrar em negociações com um calendário específico", disse Mohammad Javad Zarif, considerando que "a existência de uma séria vontade política [entre as grandes potências] para reconhecer os direitos nucleares legítimos do Irão [...] é o caminho certo para resolver esse problema."

Contrariando as acusações do Ocidente, o Irão garantiu que o seu programa nuclear é exclusivamente para fins pacíficos e, como tal, exigiu o reconhecimento dos seus direitos nesta matéria.

A representante dos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU - Organização das Nações Unidas (Estados Unidos, França, Grã-Bretanha, Rússia e China) e da Alemanha, Catherine Ashton, telefonou no sábado para felicitar Zarif pelo seu novo papel.

De acordo com um porta-voz de Catherine Ashton, a representante sublinhou "a determinação de Zarif e compromisso inabalável para encontrar uma solução diplomática para a questão nuclear iraniana".

Enfatizando a necessidade de negociações e "resultados concretos", Catherine Ashton decidiu reunir-se em breve com Zarif, encontro que poderá acontecer já em setembro, à margem da Assembleia Geral da ONU.

O presidente iraniano, Hassan Rohani, que assumiu o cargo no início de agosto, disse na semana passada que o Irão estava pronto para "negociações sérias, sem perda de tempo".

Outras Notícias

Outros Conteúdos GMG