Mundo

Irão pronto para "negociações sérias" sobre nuclear "sem perder tempo"

Irão pronto para "negociações sérias" sobre nuclear "sem perder tempo"

O novo presidente do Irão, Hassan Rohani, afirmou esta terça-feira que está preparado para "negociações sérias" sobre o programa nuclear "sem perder tempo", mas salientou que o enriquecimento de urânio é um "direito inegável" do Irão.

"Estamos preparados para negociações sérias e sem perder tempo, se as outras partes estiverem prontas", disse Rohani na primeira conferência de imprensa desde que tomou posse, no sábado passado.

"O programa nuclear pacífico do Irão é uma questão nacional, não vamos abdicar dos direitos do povo iraniano", disse, repetindo o argumento de que o programa nuclear é pacífico e o Irão tem direito a usar energia nuclear enquanto Estado signatário do Tratado de Não Proliferação.

Rohani acrescentou depois que "ninguém no Irão falou em deixar de enriquecer urânio", como exigem as potências mundiais. "É claro que esse é um direito inegável do Irão", disse.

Rohani afirmou que "há vontade política" do Irão de "resolver a questão" nuclear e de ter em consideração as preocupações das outras partes".

Referindo-se ao apelo lançado no fim de semana por 76 senadores norte-americanos para sanções mais duras contra o Irão, o novo presidente iraniano considerou que ele demonstra falta de compreensão da política iraniana.

"As recentes declarações mostram que alguns responsáveis norte-americanos não fazem uma avaliação correta e realística da situação aqui e da mensagem que o povo iraniano mandou na eleição", disse.

PUB

Rohani acrescentou no entanto que há "mensagens contraditórias" e que levará em conta "a resposta norte-americana em atos e não em palavras".

No domingo, a Casa Branca disse que o Irão encontrará nos Estados Unidos um "parceiro de boa vontade" se Rohani estiver preparado para se empenhar substantivamente no seu programa nuclear.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG