Mundo

Irão vai construir nova central nuclear com o apoio da Rússia

Irão vai construir nova central nuclear com o apoio da Rússia

O Irão vai construir uma nova central nuclear com a participação da Rússia, anunciou este domingo o ministro iraniano dos Assuntos Exteriores em funções, Ali Akbar Salehi.

"Estabelecemos os acordos com a Rússia e em breve vamos assinar o memorando para a construção de outra central", disse o ministro dos Assuntos Exteriores, em declarações à agência estudantil de notícias iraniana, Isna.

Ali Akbar Salehi adiantou que a energia nuclear é útil para questões comerciais, argumentando que o programa nuclear iraniano é exclusivamente para uso civil.

Vários governos, como o dos Estados Unidos e o de Israel, acreditam que o programa nuclear iraniano pode ter uma dimensão militar, o que tem levado a sanções que afetam a economia do Irão.

No passado dia 6 de agosto, o novo presidente do Irão, Hassan Rohani, propôs um "diálogo construtivo" com o Ocidente para solucionar o contencioso do programa nuclear iraniano.

Numa conferência de imprensa, Hassan Rohani afirmou que não é "pessimista" sobre a possibilidade de chegar a um acordo, mas insistiu que o Irão não vai desistir do seu direito de desenvolver tecnologia nuclear.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG