O Jogo ao Vivo

Mundo

Israel retoma ataques contra Gaza em resposta a "rockets" do Hamas

Israel retoma ataques contra Gaza em resposta a "rockets" do Hamas

O exército israelita anunciou, esta sexta-feira, ter retomado os ataques contra o movimento de resistência islâmica Hamas, depois do reinício de disparos de foguetes, a partir da Faixa de Gaza, no termo de um cessar-fogo bilateral.

"Esta manhã, depois de disparos de foguetes contra Israel, as forças armadas alvejaram locais terroristas na Faixa de Gaza", indicou em comunicado o exército, pouco depois de o primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu, ter ordenou uma resposta vigorosa contra novos ataques do Hamas.

Uma porta-voz militar afirmou que nenhum soldado israelita entrou em Gaza, para concretizar os ataques.

O Hamas recusou o prolongamento de uma trégua em vigor há três dias, que chegou ao fim às 8 horas locais (6 em Portugal continental), após precisamente um mês de guerra na Faixa de Gaza.

Israel começou a operação "Margem Protetora" a 8 de junho. Mais de 1900 pessoas morreram, principalmente do lado palestiniano.

O exército israelita registou uma "barragem de artilharia" de mais de uma dezena de foguetes contra Israel, depois das 8 horas locais. Pelo menos um foguete foi intercetado sobre Ashkelon (sul de Israel), precisou a mesma porta-voz.

A Jihad Islâmica, aliada do Hamas que controla a Faixa de Gaza, reivindicou três disparos de foguetes, dirigidos a Ashkelon.

PUB

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG