O Jogo ao Vivo

Coreia do Norte

Japão apoia posição dos EUA de manter "todas as opções em aberto" sobre Pyongyang

Japão apoia posição dos EUA de manter "todas as opções em aberto" sobre Pyongyang

O primeiro-ministro japonês apoiou, esta terça-feira, a posição norte-americana de manter "todas as opções em aberto" perante os desafios da Coreia do Norte, durante uma reunião com o vice-presidente dos Estados Unidos.

"Devemos resolver [a crise da Coreia do Norte] de forma diplomática e pacífica, mas o diálogo sem resultados não tem nenhum sentido", disse Shinzo Abe a Mike Pence, durante o encontro em Tóquio com "número dois" da Casa Branca, atualmente em visita ao Japão.

Pence sublinhou que "valoriza a situação complicada que vivem os japoneses perante as crescentes provocações" de Pyongyang, e afirmou que Washington está "a 100%" com o seu aliado.

O vice-presidente norte-americano chegou hoje ao Japão, vindo da Coreia do Sul, para uma visita oficial de dois dias, dominada pelos testes de armamento norte-coreanos e a cooperação económica.

A tensão na região, devido aos constantes testes de armamento de Pyongyang -- o mais recente foi um lançamento falhado de um míssil no passado domingo --, deverá dominar os encontros entre Pence e os responsáveis japoneses.