Homicídio
Emigrante de Vila Real mata a mulher a tiro e suicida-se em França
Licínio não aceitava o pedido de separação
Francisca era natural de Bragança
Corpos foram encontrados em casa após alerta dos vizinhos que ouviram os tiros|
foto Facebook
Licínio matou Francisca a tiro em casa, em Lagardelle, sul de França, quando o filho, de 11 anos, estava na escola. Em seguida suicidou-se. Vizinhos deram alertam após ouvirem os tiros. Licínio era de Vila Real e a mulher era natural de Bragança.
O homicídio seguido de suicídio ocorreu na passada segunda-feira na casa do casal em Lagardelle, onde Licínio e Francisca Fernandes viviam com o filho de 11 anos.
Os corpos foram encontrados pela polícia, depois de os vizinhos terem ouvido disparos de arma de fogo e dado o alerta. Já no local, os agentes da Gendarmeria descobriram os dois cadáveres no interior da residência.
Tudo aponta para que se trate de um homicídio seguido de suicídio. Pelo menos, esta é a tese inicial da investigação aberta pela procuradoria de Cahors. Segundo a estação de televisão France 3, "o cenário do feminicídio é privilegiado", não sendo conhecidas queixas por violência doméstica envolvendo a família portuguesa nem na Gendarmeria, nem nos serviços judiciais.
As autópsias foram realizadas na quinta-feira no instituto forense de Toulouse e o corpo de Francisca, natural da aldeia de Rabal, no concelho de Bragança, é aguardado ainda esta sexta-feira na sua terra natal.
Uma fonte da aldeia indicou ao JN que o casal estaria em processo de separação e que Francisca, de 48 anos, teria intenção de regressar a Portugal, com o filho, no final deste ano letivo. O marido, Licínio, com cerca de 40 anos, era artesão. A família era tida como pacata.
O filho do casal foi acolhido por uma associação de apoio às vítimas e pelos serviços de proteção à criança franceses. Segundo apurou o JN, familiares do casal, nomeadamente a madrinha da criança, viajaram para França para acompanhar a sua situação e trazer o menino para Portugal, nomeadamente para Bragança, onde vivem a tia e a avó.