O Jogo ao Vivo

Estados Unidos da América

Comunidade nos EUA faz propostas para melhores serviços consulares

Comunidade nos EUA faz propostas para melhores serviços consulares

Com a pandemia de covid-19 a dificultar o acesso a serviços consulares nos Estados Unidos, líderes da comunidade portuguesa estão a pedir ao Governo de Portugal que ajude a resolver problemas exacerbados nos últimos meses. O Conselho de Liderança Luso-Americano (PALCUS) enviou uma carta à secretária de Estado das Comunidades Portuguesas, Berta Nunes, em que expôs a situação e propôs soluções.

"Apesar de haver dificuldades com serviços consulares há muitos anos, no último ano vimos uma subida de pessoas a quererem obter nacionalidade portuguesa, a quererem voltar para Portugal ou a quererem investir numa propriedade ou negócio, e mais alunos a quererem estudar fora", reconhece Angela Simões, presidente da PALCUS.

A responsável fala de uma "tempestade perfeita" criada pela acumulação de pedidos e as restrições de viagens adicionais devido à covid-19. "A situação tornou-se progressivamente pior e o nosso conselho tem estado a discuti-la e a recolher dados há algum tempo", afirma. "Este é um problema nacional - e embora algumas áreas sejam mais afetadas que outras, todas estão a registar problemas contínuos que deviam ter sido resolvidos muito antes da pandemia".

Leia mais em Bom Dia

Outras Notícias