França

Cônsul-geral adjunto em Paris: João de Melo Alvim deixa o lugar a Filipe Ramalho Ortigão

Cônsul-geral adjunto em Paris: João de Melo Alvim deixa o lugar a Filipe Ramalho Ortigão

João de Melo Alvim, até agora cônsul geral-adjunto de Portugal em Paris, vai deixar a capital francesa e ser transferido para a Embaixada de Portugal em Belgrado, na Sérvia. O despacho de mutação foi publicado na manhã desta segunda-feira, no Diário da República, que contém também a nomeação de Filipe Ramalho Ortigão para o cargo.

João de Melo Alvim assumiu funções de cônsul geral-adjunto de Portugal em Paris em outubro de 2016, depois de ter sido adjunto da secretária-geral do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Durante a passagem por Paris, destacou-se em três intervenções difíceis: esteve na linha da frente quando a tempestade Irma destruiu parte das Antilhas Francesas e foi necessário repatriar os portugueses que ali viviam; acompanhou o então Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas numa intervenção de urgência para dar apoio aos portugueses vítimas das últimas cheias em Moçambique e, em particular, na cidade da Beira; e, mais recentemente, aquando da primeira vaga da covid-19, disponibilizou-se para seguir de Paris até à China no avião fretado pela França para repatriar europeus, entre os quais 18 portugueses, tendo depois ficado de quarentena.

Leia mais em LusoJornal

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG