Suécia

Coreógrafo português recebe prémio de dança na Suécia

Coreógrafo português recebe prémio de dança na Suécia

O coreógrafo e bailarino português Dinis Machado, autor de peças como "Paradigma" e "Consubstanciação", foi distinguido com um prémio para jovens criadores atribuído pelo comité sueco de apoio às artes.

De acordo com o sítio online do Konstnärsnämnden, o comité sueco de apoio às artes, o prémio Birgit Cullberg, que distingue anualmente um jovem coreógrafo, foi atribuído este ano ao criador português. Na justificação, o júri escreve: "O trabalho notável de Dinis Machado ancora o movimento do corpo de uma forma de expressão idiossincrática contemporânea".

"Na intersecção da dança e das artes visuais, articula uma prática que acolhe, simultaneamente, uma multiplicidade de vozes e uma fundamental, mas, por vezes esquecida verdade da nossa humanidade coletiva: que somos algo em desenvolvimento, em vez de algo fixo", acrescenta o documento do júri da bolsa. Desta forma, "o trabalho de Machado e dos seus bailarinos, continua a questionar a noção do que é a coreografia e como pode ser utilizada".

Leia mais em Bom Dia

Outras Notícias