Londres

Rita Maia, a empreendedora

Rita Maia, a empreendedora

Rita Maia é uma cara familiar da comunidade portuguesa em Londres. Juntamente com o marido, José Cardoso, forma uma das duplas mais dinâmicas da cidade, com o projeto "The Portuguese Conspiracy".

A sua missão é "conquistar os estômagos e as almas de Londres", oferecendo produtos online, organizando concertos e ainda um "supper club", que junta à mesma mesa amantes da gastronomia e de bons vinhos, num estilo ternamente familiar.

"O nosso critério é privilegiar o que nós e os nossos amigos gostamos", partilha Rita. O Bacalhau à Brás, por exemplo, é apetitosamente descrito como "uma deliciosa mistura de lascas de bacalhau salgado, refogado em azeite e cebola, envolto em ovo e batatas fritas crocantes e finas".

Em março de 2015, a loja física da "The Portuguese Conspiracy" fechou portas depois de o senhorio ter triplicado o preço da renda, cenário comum em Dalston e noutras zonas a leste em Londres. "Estávamos abertos quase todos os dias, todo o dia. Agora, podemos focar-nos em eventos e ocasiões especiais e gosto mais assim", confessa Rita.

Surpreendentemente, isto não ocupa totalmente o seu dia de trabalho. Encontrámo-nos no café independente que gere - a "The Pillbox Kitchen" - dentro de um espaço de coworking para empresas de tecnologia, em Bethnal Green. E para além disso, lançou-se, agora, noutro projeto, abrindo uma quinta orgânica em Viseu.

Ficámos fãs e inspiradas. Quem não ficaria, quando se trata de boa comida, vinho, música e amigos?

ver mais vídeos