Futebol Americano

Rui Jaime: "Ou nos desgastamos ou enferrujamos. Eu escolho desgastar-me"

Rui Jaime: "Ou nos desgastamos ou enferrujamos. Eu escolho desgastar-me"

Rui Daniel Jaime nasceu na capital portuguesa, Lisboa. Mas o seu coração e as suas raízes estão em Angola.

Atualmente, o estudante premiado mora em Londres, onde se envolveu em vários projetos fundamentais para o percurso da sua carreira. Através de uma série de fotografias, Rui fala-nos sobre os seus empreendimentos empresariais, a sua paixão por futebol americano e o que o motiva a ter sucesso.

Quais são as tuas paixões?
O empreendedorismo, de longe. Eu gosto do processo de pensar sobre algo e transformá-lo em realidade. É um dos poucos campos onde se tem um enorme grau de liberdade. Não ter a minha liberdade reprimida é um dos meus valores fundamentais na vida.

Quando é que começaste a jogar futebol americano e o que é que mais gostas no desporto?
Comecei a jogar futebol no segundo ano da minha licenciatura. Eu vejo muitos paralelos entre futebol americano e a vida. Para ter uma equipa bem sucedida, é preciso haver união em vez do "eu". Devemos ter clareza no objetivo que queremos alcançar e esforçarmo-nos constantemente para alcançá-lo como uma unidade. Adoro a disciplina que vem do desporto. Existe um grande foco no esforço. Desde que, lá no fundo, saibas que deste o teu melhor, o resto resolve-se por si. É também um desporto incrível de construção de caráter. A resiliência que se desenvolve através do treino fica registada no cérebro. Tudo o que aprendemos neste desporto torna-se um modo de vida.

Como é que encaixas o desporto numa agenda tão ocupada? São prioridades. As pessoas criam tempo para as coisas que realmente querem.

Como é que o desporto te ajuda no dia a dia?
Todas as lições e experiências que tive foram simplesmente traduzidas para a minha vida empresarial. Seja para perceber que, para conseguir algo ótimo, preciso de tempo e compromisso ou para entender que, se não me preparar, estou-me a preparar para falhar.

Saiba mais em Little Portugal