Luxemburgo

"Não sei alemão nem francês. Como posso ajudar os meus filhos nas aulas em casa?"

"Não sei alemão nem francês. Como posso ajudar os meus filhos nas aulas em casa?"

Há pais portugueses no Luxemburgo muito preocupados por não terem competências para apoiar nos trabalhos escolares nestes tempos de confinamento. Alguns nem têm computador. O relato de vários pais e os alertas de associações e sindicatos.

Carla Martins tem três filhos de seis anos, nove, e 18 anos, todos atualmente a estudar em casa, no Luxemburgo, através do ensino à distância, motivado pelo confinamento em tempos de pandemia provocada pela Covid-19. Numa primeira fase, foi a portuguesa que ficou de licença parental a cuidar dos filhos, mas o marido, trabalhador da construção civil ficou sem trabalho, em desemprego parcial. Por isso, agora é ele quem está em casa. Como sempre trabalhou entre portugueses nos anos todos que estão imigrados no Grão-Ducado, "sabe mal o francês" e "não percebe uma palavra de alemão".

"Como é que o meu marido pode ajudar os meus filhos? Eu ainda sei francês, mas ele não. Não lhes consegue explicar os deveres quando eles pedem ajuda. Como é que eles podem aprender assim? Como vão aprender e passar de ano? É uma aflição!", questiona a mãe portuguesa que afirma estar "muito nervosa e preocupada" pelos filhos.

Leia mais em Contacto

Outras Notícias

Outros Conteúdos GMG