Língua Portuguesa

Primeiro Dia Mundial da Língua Portuguesa vai ser celebrado online

Primeiro Dia Mundial da Língua Portuguesa vai ser celebrado online

Mais de duas dezenas de personalidades lusófonas de áreas diversas, como política, letras, música ou desporto, vão juntar-se num evento virtual para comemorar o primeiro Dia Mundial da Língua Portuguesa, que se assinala na próxima terça-feira, dia 5 de maio.

A iniciativa resulta de uma parceria entre o Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), representação portuguesa na UNESCO, a ONUNews e a RTP. "Pela primeira vez, vamos comemorar o Dia Mundial da Língua Portuguesa e tínhamos planeado um evento com grande visibilidade, mas as circunstâncias ditaram que tivéssemos de adaptar o que estávamos a pensar para um formato virtual", reconheceu o presidente do instituto Camões, Luís Faro Ramos.

O evento vai incluir uma parte "mais institucional", na qual serão reunidos testemunhos do secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, do Presidente da República de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, do primeiro-ministro português, António Costa, do chefe de estado de Cabo Verde e presidente em exercício da CPLP, Jorge Carlos Fonseca, do secretário-executivo da CPLP, Francisco Ribeiro Telles, e do embaixador Sampaio da Nóvoa, representante de Portugal na UNESCO.

A estes, vão-se juntar cerca de duas dezenas de outras personalidades lusófonas, incluindo escritores, músicos, cineastas ou cientistas.

Leia mais em Luso Press TV

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG