Mais de duas dezenas de personalidades lusófonas de áreas diversas, como política, letras, música ou desporto, vão juntar-se num evento virtual para comemorar o primeiro Dia Mundial da Língua Portuguesa, que se assinala na próxima terça-feira, dia 5 de maio.
A iniciativa resulta de uma parceria entre o Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), representação portuguesa na UNESCO, a ONUNews e a RTP. "Pela primeira vez, vamos comemorar o Dia Mundial da Língua Portuguesa e tínhamos planeado um evento com grande visibilidade, mas as circunstâncias ditaram que tivéssemos de adaptar o que estávamos a pensar para um formato virtual", reconheceu o presidente do instituto Camões, Luís Faro Ramos.
O evento vai incluir uma parte "mais institucional", na qual serão reunidos testemunhos do secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, do Presidente da República de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, do primeiro-ministro português, António Costa, do chefe de estado de Cabo Verde e presidente em exercício da CPLP, Jorge Carlos Fonseca, do secretário-executivo da CPLP, Francisco Ribeiro Telles, e do embaixador Sampaio da Nóvoa, representante de Portugal na UNESCO.
A estes, vão-se juntar cerca de duas dezenas de outras personalidades lusófonas, incluindo escritores, músicos, cineastas ou cientistas.
Leia mais em Luso Press TV