A Suíça retirou Portugal da lista de países de elevado risco de infeção pelo novo coronavírus, o que obrigaria os emigrantes que passassem o Natal e o fim do ano no seu país a uma quarentena obrigatória de dez dias no regresso. A partir deste sábado, os portugueses que cheguem à Suíça já não terão de fazer quarentena.
O anúncio foi feito na tarde desta sexta-feira pela Embaixada da Suíça em Lisboa. "A partir de 19 de dezembro, as pessoas que entram na Suíça provenientes de Portugal não devem ser colocadas em quarentena", pode ler-se num comunicado da representação diplomática helvética em Portugal.
A decisão da Suíça de incluir Portugal na lista de países de elevado risco de infeção pelo novo coronavírus, anunciada no dia 4, deixou a comunidade portuguesa indignada, porque obrigaria os emigrantes que passassem o Natal e o fim do ano no seu país a uma quarentena obrigatória de dez dias no regresso.
A situação chegou mesmo a provocar o cancelamento de viagens que tinham sido marcadas para a época festiva e começou a circular uma petição para a retirada de Portugal daquela lista, que contou com mais de 11 mil assinaturas.
A medida entrou em vigor na segunda-feira, mas a Embaixada da Suíça em Lisboa anunciou agora que Portugal foi retirado da lista dos países de risco e os emigrantes que cheguem à Suíça a partir deste sábado já não terão de fazer quarentena.
"Graças ao esforço de todos os portugueses, pela primeira vez, a Suíça atualiza uma lista em menos de uma semana", referiu Samuel Soares, na página "Emigrar para a Suíça", na rede social Facebook, que administra.
Além de administrador da página na plataforma digital, Samuel Soares lançou no início deste mês a petição 'online', que recolheu mais de 13 mil assinaturas, que procurava travar a quarentena obrigatória para todos quantos regressassem à Suíça de Portugal.
A nova lista de quarentena, atualizada esta sexta-feira pelo Gabinete Federal Suíço de Saúde Pública (OFSP), entra em vigor no sábado, e Portugal e Polónia, assim como quatro estados austríacos, saíram da lista, o que significa que qualquer pessoa que regresse de férias ou que viaje para Portugal, no período festivo, já não terá de entrar em quarentena no regresso.