O Jogo ao Vivo

Timor-Leste

Timorenses procuram cada vez mais cursos de português

Timorenses procuram cada vez mais cursos de português

A crescente procura de cursos para adultos, o aumento das candidaturas à Escola Portuguesa de Díli e o maior número de timorenses que falam ou entendem português são exemplos da força da língua em Timor-Leste, disse o diretor da instituição, Acácio de Brito.

"Aquilo que vejo e encontro é que primeiro, ao nível oficial, há uma preocupação na comunicação em português e vejo uma procura imensa sempre que abrimos as candidaturas para a Escola Portuguesa de Díli, tanto pela qualidade do ensino, como para aperfeiçoamento e desenvolvimento da língua portuguesa", reconhece Acácio de Brito.

"Os próprios alunos percebem essa importância num mundo mais global. Entendem que a língua portuguesa não nos separa, mas nos une ao mundo. Permite que Timor se ligue ao mundo e o mundo se ligue a Timor", acrescenta o diretor da escola.

A última expressão é, aliás, usada por uma aluna que gravou um depoimento a propósito do Dia da Língua Portuguesa e da Cultura da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, que se comemora esta terça-feira, dia 5 de maio, e que servirá para assinalar o dia naquela escola, fechada devido ao estado de emergência em Timor-Leste.

"Noto essa progressão do português e os dados estatísticos demonstram isso", explica Acácio de Brito.

Leia mais em Bom Dia

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG