Mundo

John Kerry prepara deslocação à China, ao Japão e à Coreia do Sul

John Kerry prepara deslocação à China, ao Japão e à Coreia do Sul

O secretário de Estado norte-americano, John Kerry, vai participar na reunião do grupo dos 8 (G-8) em abril, após o que vai fazer o seu primeiro périplo asiático, com deslocação à China, ao Japão e à Coreia do Sul.

A porta-voz do Departamento de Estado, Victoria Nuland, informou as deslocações do secretário de Estado na quinta-feira, durante a conferência de imprensa diária.

"Na sua viagem, o secretário vai reunir-se com os seus homólogos e conversar sobre um espectro de assuntos bilaterais, multilaterais e regionais, bem como sobre cooperação económica e o ambiente", indicou Nuland.

Kerry pretende voltar à Ásia em junho, para participar na reunião dos ministros dos Negócios Estrangeiros da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN, na sigla em inglês), no Brunei, e visitar alguns países do sudeste do continente, adiantou a porta-voz.

Questionada sobre quando será a vez da América Latina, Nuland respondeu que ainda não há nada para anunciar, mas que "está certa de que o secretário de Estado vai visitar a América Latina", a qual é vista "com uma grande prioridade".

A viajem asiática de Kerry vai suceder à sua participação na reunião do G-8, que junta as sete economias mais industrializadas (G-7) com a Federação Russa, em 10 e 11 de abril.

Outras Notícias