Ucrânia

Kiev reconhece avanço militar russo no leste do país

Kiev reconhece avanço militar russo no leste do país

O exército ucraniano reconheceu, esta quarta-feira, o avanço das forças russas no leste da Ucrânia, após a tomada de várias localidades nas regiões de Kharkiv e do Donbass.

As forças russas progridem à frente da linha de Izioum, que já se encontra sob controlo dos soldados de Moscovo, em direção a Lyman e encontram-se nas proximidades de Severodonestk, uma das cidades mais importantes da região.

Estes pontos, no leste da Ucrânia, encontram-se perto das localidades de Velyka Komychouvakha e Zavody, em Kharkiv.

PUB

Segundo o relatório diário do Ministério da Defesa de Kiev, os militares russos encontram-se também em Zaritchne e de Novotochkivske, na região de Donetsk.

No leste, na zona de Lyman, de acordo com o Ministério da Defesa de Kiev, o exército da Rússia capturou a localidade de Zaritchne "e efetuou tentativas para a tomada de posições perto de Iampil".

Perto de Severodonetsk, uma das grandes cidades da região com 100 mil habitantes (antes da última invasão da Rússia), as forças de Moscovo controlam a localidade de Novotochkivske.

De acordo com a mesma fonte. os militares da Rússia preparam uma ofensiva em direção a Nyjnie e contra Orikhove.

A Rússia lançou em 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que já matou mais de dois mil civis, segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), que alerta para a probabilidade de o número real ser muito maior.

A guerra causou a fuga de mais de 12 milhões de pessoas, das quais mais de 5,16 milhões para fora do país, de acordo com os mais recentes dados da ONU.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG