Kremlin

Desapareceu equipamento ultrassecreto do "Avião do Juízo Final". Polícia russa monta caça ao homem

Desapareceu equipamento ultrassecreto do "Avião do Juízo Final". Polícia russa monta caça ao homem

A polícia Russa montou uma operação de caça ao homem depois de um grupo de assaltantes ter roubado equipamento técnico de uma aeronave militar de perfil ultrassecreto, conhecida como "Avião do Juízo Final", e que está desenhada para ser usada numa guerra nuclear.

O roubo aconteceu quando uma equipa realizava trabalhos de manutenção no avião Ilyushin Il-80 e veio agora levantar sérias questões sobre a segurança das instalações militares, conta a agência Reuters.

A aeronave foi modificada a partir de um avião a jato da União Soviética, durante o final da Guerra Fria, para servir como posto de comando aéreo para altos oficiais controlarem as suas tropas, durante uma possível guerra nuclear.

O assalto foi descoberto apenas no início desta semana, mas, de acordo com alguns meios de comunicação, terá sido detetado na passada sexta-feira, quando foram encontrados sinais de invasão através da escotilha de carga. Faltavam 39 unidades eletrónicas.

A polícia da região de Rostov adiantou, num comunicado, que a operação de busca estava a decorrer, mas que ainda não foi detido nenhum suspeito.

As autoridades não adiantaram detalhes sobre a natureza do material roubado, contudo, revelou que valia cerca de um milhão de rublos, cerca de 11 mil euros.

Especialistas russos acreditam que o equipamento foi roubado porque algumas unidades tinham sido montadas com recurso a metais preciosos, tais como ouro e platina.

PUB

O incidente acontece depois do presidente russo, Vladimir Putin, ter investido muito dinheiro para reformar o exército russo.

O Kremlin já avisou que serão tomadas medidas para impedir que um incidente destes volte a acontecer.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG