O Jogo ao Vivo

Grécia

Líder dos conservadores da Grécia convidado para formar Governo

Líder dos conservadores da Grécia convidado para formar Governo

O presidente do partido conservador grego Nova Democracia, Vangelis Meimarakis, recebeu, esta sexta-feira, o mandato para formar Governo do Presidente da República, Prokopis Pavlópulos, depois de o primeiro-ministro, Alexis Tsipras, ter anunciado a demissão e proposto eleições antecipadas.

Meimarakis recebeu um e-mail, depois da meia-noite de quinta-feira, em que Pavlópulos o encarregava da formação de um executivo, já que Tsipras renunciou também ao cargo de líder do Syriza, a primeira força parlamentar.

O político conservador respondeu à mensagem assegurando que fará uso desse mandato exploratório (com um máximo de três dias) para criar um Governo e disse que se deslocaria hoje ao palácio para se reunir com o Presidente.

Na quinta-feira, Tsipras anunciou a sua demissão e apelou à convocação de eleições antecipadas na Grécia, numa declaração ao país através da televisão pública grega.

"O meu mandato de 25 de janeiro [eleições legislativas que foram conquistadas pelo Syriza, coligação de esquerda radical] expirou. Agora o povo deve pronunciar-se. Vocês, com o vosso voto, vão decidir se negociámos bem ou não", disse.

Outras Notícias