EUA

Líderes da NATO reúnem-se em Chicago

Líderes da NATO reúnem-se em Chicago

O primeiro-ministro Pedro Passos Coelho está entre os líderes da Aliança Atlântica que, este domingo e segunda-feira, reúnem em Chicago, Estados Unidos, para definir o apoio ao Afeganistão após a saída das forças estrangeiras e lançar a primeira de quatro fases do novo escudo antimíssil.

Além dos chefes de Estado e de governo dos 28 países membros da Aliança Atlântica, participam nesta XXV Cimeira da NATO o presidente do Afeganistão, Hamid Karzai, e representantes dos outros 22 países que integram a força da NATO naquele país (ISAF).

Portugal vai estar representado pelo primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, e pelos ministros dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas, e da Defesa, José Pedro Aguiar Branco.

Entre as ausências, destaca-se a do novo presidente russo, Vladimir Putin.

O Afeganistão é o tema que vai dominar a reunião, com os aliados empenhados em estabelecer uma parceria estratégica que garanta os recursos necessários para que o exército e a polícia afegãos possam garantir a segurança do país após a saída das tropas estrangeiras, prevista para o final de 2014.

A cimeira deverá, por outro lado, declarar a "capacidade operacional mínima" do escudo antimíssil norte-americano na Europa, e debater a chamada "defesa inteligente" ("smart defense"), de cooperação entre os aliados na compra e manutenção de capacidades militares.

As autoridades montaram um rigoroso dispositivo de segurança, sendo esperados milhares de manifestantes, de mais de 100 organizações, contra uma "agenda de pobreza, austeridade e guerra".

PUB

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG