G20

Líderes europeus tentam alcançar posição comum sobre a Síria

Líderes europeus tentam alcançar posição comum sobre a Síria

Os líderes europeus que integram o encontro do G20 em São Petersburgo, Rússia, vão reunir-se por breves momentos, antes do jantar de trabalho oficial, para debater uma possível posição comum sobre a Síria.

O encontro deve contar com a presença do presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, do presidente do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy, do chefe de Estado francês, François Hollande, dos primeiros-ministros David Cameron (Reino Unido), Mariano Rajoy (Espanha) e Enrico Letta (Itália) e da chanceler alemã Angela Merkel.

"Trata-se de trabalhar uma posição comum da União Europeia (UE) sobre a crise síria", referiu uma fonte francesa, citada pela agência noticiosa France Presse.

Os parceiros europeus têm abordado a questão da Síria de formas diferentes, com a maioria a assumir posições muito cautelosas.

A França tem sido um dos principais apoios dos Estados Unidos na questão síria, afirmando estar pronta para participar numa possível intervenção militar naquele território, em retaliação ao ataque com armas químicas do passado dia 21 de agosto nos arredores de Damasco.

O Reino Unido, um aliado tradicional de Washington em várias ações bélicas, também mostrou disponibilidade, mas na semana passada o Parlamento britânico chumbou a possibilidade de os britânicos participarem numa eventual ação militar.

Já a Alemanha rejeitou liminarmente a possibilidade de participar numa intervenção militar.

PUB

Os ministros da Defesa e dos Negócios Estrangeiros dos 28 Estados-membros da UE vão estar reunidos nos próximos dias em Vilnius, Lituânia, para tentar chegar igualmente a uma posição comum sobre o dossiê sírio.

O ministro dos Negócios Estrangeiros português, Rui Machete, afirmou esta semana que uma intervenção militar na Síria deverá "na medida do possível" decorrer com um mandato das Nações Unidas.

O encontro do G20 (grupo dos países mais ricos do mundo e das potências emergentes) começou quinta-feira em São Petersburgo e decorre até sexta-feira.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG