Pandemia

Mais de 17 mil casos de covid-19 num dia na Alemanha

Mais de 17 mil casos de covid-19 num dia na Alemanha

A Alemanha registou 17 051 infeções pelo novo coronavirus em 24 horas e 249 mortes associadas a covid-19, de acordo com os dados do Instituto Robert Koch (RKI), atualizados esta quarta-feira.

As autoridades alemãs assinalam que houve uma ligeira redução na incidência de infeções pelo novo coronavírus, após uma longa fase de ascensão.

Na quarta-feira passada, o país registou 15 813 novas infeções e praticamente o mesmo número de óbitos.

Segundo o RKI, a incidência semanal no âmbito nacional foi de 132,3 casos por 100 mil habitantes, um pouco abaixo em relação a terça-feira - que foi de 135,2 casos. Há uma semana, o nível de incidência registado foi de 108,1 casos semanais.

Cerca de 9,2 milhões de cidadãos já receberam pelo menos uma dose da vacina contra a covid-19 na Alemanha - cerca de 11,1% da população - enquanto 3,9 milhões já receberam a segunda dose - 4,8% de todos os cidadãos.

As autoridades alemãs terão que reprogramar a campanha de vacinação, admitiu a chanceler alemã, Angela Merkel, na noite de terça-feira, depois de acertar com os estados regionais a suspensão da vacina da AstraZeneca para pessoas com menos de 60 anos.

O governo federal e os "Lander" adotaram esta decisão de acordo com as recomendações da Comissão Permanente de Vacinação (Stiko), juntamente com o RKI, que alertou para os efeitos colaterais da vacina anglo-sueca para este grupo populacional.

PUB

A vacina pode continuar a ser administrada de forma geral para maiores de 60 anos, bem como para menores que, após avaliação individual ou por prescrição do médico de família, não apresentem contraindicações.

O Governo federal alemão mantém a sua forte recomendação de não viajar, exceto por motivos essenciais, nem dentro do país nem para o estrangeiro.

Na terça-feira, entrou em vigor o novo regulamento, segundo o qual um teste obrigatório - seja PCR ou antígenos - é exigido a todos os viajantes que entram no país por via aérea, independentemente do local de origem e se este constar da lista de regiões de risco.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG