Guerra

Mais de 500 localidades da Ucrânia estão sem energia elétrica

Mais de 500 localidades da Ucrânia estão sem energia elétrica

Mais de 500 localidades ucranianas continuavam sem energia elétrica, este domingo, após os bombardeamentos russos das últimas semanas que afetaram a infraestrutura de energia do país, informou o ministério do Interior.

"O inimigo continua a atacar as infraestruturas essenciais do país. Atualmente, 507 localidades de oito regiões do nosso país estão sem fornecimento de energia", declarou o vice-ministro do Interior, Yevgeniy Yenin.

"A região de Kharkiv é a mais afetada, com 112 localidades isoladas. Nas regiões de Donetsk e Kherson mais de 90; na região de Mykolaiv 82; na região de Zaporíjia 76; na região de Lugansk 43", explicou.

PUB

As autoridades ucranianas fizeram um apelo no sábado para que a população tente "aguentar" a deterioração das condições de vida.

"Temos que aguentar", afirmou o governador da região Mykolaiv (sul), Vitaliy Kim. Os ucranianos ficam sem energia elétrica e aquecimento várias horas por dia e as dificuldades são cada vez mais intensas, pois as temperaturas estão abaixo de zero há alguns dias.

A perspetiva de novos bombardeamentos russos contra a rede de energia ucraniana provoca o temor de um inverno especialmente complicado para a população e uma nova onda de refugiados.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG