Política nuclear

Mais de 76 mil milhões de euros/ano destinados a armas nucleares

Mais de 76 mil milhões de euros/ano destinados a armas nucleares

Nove países despendem anualmente mais de 100 mil milhões de dólares (76,2 mil milhões de euros) em armas nucleares, denunciou a campanha para a Abolição de Armas Nucleares, esta segunda-feira.

"Cada dólar que se gasta em armas nucleares é um desvio dos recursos públicos que seriam destinados à saúde, educação e à mitigação da pobreza", assegurou a ativista da Abolição de Armas Nucleares (ICAN), Arielle Denis, citada pela agência noticiosa AFP.

Segundo a organização, China, Coreia do Norte, Estados Unidos, França, Índia, Israel, Paquistão, Reino Unido e Rússia possuem um total de 17300 armas nucleares.

PUB

No entanto, a organização Global Zero calcula que na próxima década estes nove países vão destinar um bilião de dólares (766 mil milhões de euros) para modernizar e manter o seu arsenal nuclear.

"Para além do custo e manutenção das armas nucleares, o seu uso poderá afetar gravemente o desenvolvimento, a pobreza, a fome e a igualdade", disse Ray Acheson, membro do grupo diretivo internacional da ICAN.

As projeções indiciam que cerca de mil milhões de pessoas possuam em 2015 um rendimento inferior a 1,25 dólares (0,95 euros) por dia, segundo dados do Banco Mundial.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG