Espanha contabilizou esta sexta-feira 10476 novos casos de covid-19, um aumento de quase 1500 em relação a quinta-feira, elevando para 498989 o número de infetados desde o início da pandemia, segundo números divulgados pelo Ministério da Saúde espanhol.
O país tem mais 184 mortes com a doença notificadas nas últimas 24 horas, depois das 40 comunicadas na quinta-feira, aumentando o total de óbitos para 29418.
Madrid continua a ser a comunidade autónoma com o maior número de novas infeções, 3245 nos números contabilizados hoje, um terço do total nacional.
Deram entrada nos hospitais com a doença desde quinta-feira 1070 pessoas, das quais 311 em Madrid, 141 na Andaluzia e 93 na Catalunha.
Tiveram alta do hospital 852 pessoas com o novo coronavírus, o que significa que o número de internados está a aumentar, estando hospitalizadas 7392 pessoas em todo o país.
O Ministro da Saúde espanhol, Salvador Illa, anunciou esta sexta-feira um novo pacote de medidas de saúde pública coordenado com as comunidades autónomas que será aprovado na próxima semana, incluindo um registo das pessoas que tomem vacinas experimentais contra a covid-19, o que servirá para monitorizar a sua evolução.
Entretanto, o Governo regional de Madrid decidiu endurecer as medidas de luta contra a propagação da covid-19, limitando a partir de segunda-feira a um máximo de 10 pessoas as reuniões em espaços públicos e privados.
Outras medidas anunciadas esta manhã pelo executivo regional estipulam que a afluência vai diminuir de 75% para 60% nos casamentos, bem como nos locais de culto e cemitérios.
Nas festas de casamento passa a ser proibido dançar ou comer de pé, as vigílias ao ar livre terão um máximo de 50 participantes e as em lugares fechados 25, e nos funerais e crematórios será permitido um máximo de 50 pessoas.
A comunidade de Madrid estabeleceu uma distância mínima de 1,5 metros entre as cadeiras nos estabelecimentos de restauração, uma separação que até agora só era necessária entre as mesas.
Também passa a ser proibida a participação de público em touradas, que até agora podiam ter uma capacidade máxima de 75% da lotação, e não serão autorizadas atividades de entretenimento ou recreativas públicas em recintos e áreas normalmente não dedicadas a tais atividades.