Mundo

Mandela em estado crítico mas estável

Mandela em estado crítico mas estável

A Presidência da África do Sul informou este domingo que o antigo presidente Nelson Mandela se mantém em estado crítico no hospital, mas mostrando melhorias.

O porta-voz da Presidência sul-africana, Mac Maharaj, indicou, citado pela agência noticiosa France Presse, que o estado de saúde de Mandela "é crítico, estável, mas com algumas melhorias".

Esta indicação surge depois de a estação de televisão norte-americana CBS ter revelado que Mandela foi operado na sexta-feira para desbloquear um tubo de diálise, uma cirurgia considerada menor.

Contudo o porta-voz da Presidência não confirmou a realização da cirurgia.

Hospitalizado desde o dia 8 de junho num hospital de Pretória, Mandela sofre de uma infeção pulmonar recorrente, uma sequela dos 27 anos de prisão.

Nascido a 18 de julho de 1918, Nelson Rolihlahla Mandela foi eleito em 1994 o primeiro presidente negro da África do Sul, depois de décadas de luta contra o regime segregacionista da minoria branca que governou a África do Sul.

Herói da luta anti-'apartheid', liderou com o último presidente imposto pela minoria branca, Frederik de Klerk, uma transição para a democracia baseada na reconciliação nacional, o que lhe valeu a atribuição do prémio Nobel da paz em 1993.

PUB

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG