África do Sul

Mandela em "estado vegetativo permanente"

Mandela em "estado vegetativo permanente"

Os médicos que tratam Nelson Mandela consideram que o histórico líder sul-africano está num "estado vegetativo permanente" e aconselharam a família a autorizar que os aparelhos que o mantêm vivo sejam desligados, noticiou a agência francesa AFP.

Segundo documentos judiciais datados de 26 de junho, obtidos esta quinta-feira pela agência francesa, Nelson Mandela "está num estado vegetativo permanente e depende de um aparelho de suporte de vida para respirar".

"A antecipação de uma morte que está próxima baseia-se em razões reais e sérias", indica o documento, apresentado pela família Mandela no tribunal de Mthatha (terra natal do líder histórico sul-africano), no dia 27.

"O estado de saúde de Nelson Mandela piorou e os médicos aconselharam a família a desligar a máquina que o mantém artificialmente vivo", relata o documento, submetido em tribunal com "certificado de urgência".

"Em lugar de prolongar o seu sofrimento, a família Mandela está a contemplar essa opção como uma hipótese muito real", acrescenta.

Estas referências ao estado de saúde de Nelson Mandela constam de documentos entregues em tribunal no quadro da disputa legal familiar sobre a sepultura de três dos filhos do ex-chefe de Estado.

Outras Notícias