O Jogo ao Vivo

Espanha

Manifestantes espanhóis multados por protestarem à porta de políticos

Manifestantes espanhóis multados por protestarem à porta de políticos

A delegação do Governo de Madrid, Espanha, pretende aplicar multas até 6 mil euros aos ativistas antidespejos que tenham participado nos chamados escraches (protestos feitos junto ao domicílio de políticos).

Esta tornou-se, nas últimas semanas, na principal forma de protesto adotada pela Plataforma de Afetados pela Hipoteca para assinalar os representantes públicos que não apoiam a Iniciativa Legislativa Popular entregue por estes no Congresso de Deputados.

Embora o PP tenha aceite debater o documento, as emendas introduzidas pelo partido foram consideradas pela plataforma como "inaceitáveis", uma vez que não preveem moratórias nos despejos, nem que a entrega da casa possa saldar a dívida contraída.

Entretanto, a Junta da Andaluzia, governada por uma coligação do PSOE com a Esquerda Unida, aprovou um decreto-lei que inclui medidas para evitar despejos inéditas em Espanha. A norma prevê a expropriação temporária de imóveis e a aplicação de multas às entidades bancárias e imobiliárias que mantenham casas vazias.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG