Mundo

Maratona de Boston, a corrida mais antiga do mundo

Maratona de Boston, a corrida mais antiga do mundo

Desde 1897 que a Maratona de Boston recebe atletas de vários países para disputar o primeiro lugar. É considerada a corrida mais antiga do mundo e conta com a participação de atletas portugueses.

A Maratona de Boston é a mais famosa corrida mundial, realizada anualmente entre Hopkinton e Boston em Massachussets, Estados Unidos. Inspirada pelas olimpíadas de verão de 1896, estreou-se um ano mais tarde, 1897, e é hoje considerada a corrida mais antiga e famosa do mundo.

De 1897 a 1968 a prova decorreu a 19 de abril, Dia do Patriota, um feriado em comemoração das primeiras batalhas na Guerra da Independência. No entanto, desde 1969 que a corrida acontece na terceira segunda-feira de abril.

A maratona foi sempre dirigida a homens mas, desde 1960, que várias mulheres participavam com nomes falsos e sem registo. Atualmente, a corrida é disputada por mais de dez mil mulheres e o recorde mundial feminino já foi superado por duas vezes.

Organizada pela Boston Atlethics Association, é uma das seis World Marathon Majors (Boston, Tokyo, Berlim, Londres, Chicago, Nova York) e conta, todos os anos, com mais de 20 mil atletas de vários países. Em 1996, a prova bateu o recorde com 38.700 participantes.

O público cresce de ano para ano, com cerca de 500 mil pessoas a assistirem às provas. A vitória na Maratona de Boston é considerada a mais prestigiada, depois da medalha de ouro nos Jogos Olímpicos.

A portuguesa Rosa Mota, com três vitórias, é uma das recordistas da prova. Dulce Félix completou este ano a corrida em 9.ª lugar. Este ano, a maratona tinha 26.800 inscritos e celebrava a 117ª edição.

Outras Notícias