Itália

Mario Monti recebe voto de confiança do Senado

Mario Monti recebe voto de confiança do Senado

O novo governo italiano liderado por Mario Monti recebeu na noite desta quinta-feira um voto de confiança do Senado, horas depois do discurso programático em que o ex-comissário europeu prometeu "rigor, crescimento e equidade" para que a Itália saia da crise.

Monti obteve um largo apoio na câmara alta do parlamento italiano, com 281 votos a favor (em 307 senadores presentes). O voto de confiança dos deputados, que também devem dar uma maioria confortável ao Executivo de Monti, deverá ocorrer na sexta-feira.

O novo primeiro-ministro italiano prometeu esta quinta-feira que a sua acção se concentrará "no rigor orçamental, crescimento e equidade" para reduzir a dívida colossal do país e permitir a saída de Itália da crise.

"O futuro do euro vai depender em parte do que a Itália fizer nas próximas semanas", disse Mario Monti, no primeiro discurso no Senado, antes de um voto de confiança ao Governo.

O governante anunciou que quer alterar o sistema de reformas e o mercado de trabalho, duas mudanças estruturais reclamadas pela União Europeia e esperadas pelos mercados.

Outras Notícias

Outros Conteúdos GMG