O Jogo ao Vivo

Bloco de Esquerda

Marisa Matias espera que a Europa aprenda a lição

Marisa Matias espera que a Europa aprenda a lição

A eurodeputada eleita pelo Bloco de Esquerda não vê razões para ser otimista, depois do voto do referendo britânico de ontem, mas espera que, "ao menos, a Europa aprenda a lição".

Sem ver "grandes razões para estar otimista quanto ao futuro", a eurodeputada critica a decisão dos países do núcleo fundador do projeto europeu de reunir os ministros dos negócios estrangeiros na capital alemã, excluindo os países mais pequenos e da periferia, como Portugal. "Não se pode aceitar", disse, admitindo que se esteja a presenciar um reforço do poder do diretório alemão, agora que o contraponto britânico deixará de existir.

Marisa Matias espera que, "ao menos, a Europa aprenda a lição" e enverede por um caminho de maior "democracia e transparência", que trave os "movimentos populistas e a declarações públicas" de maior fragmentação do projeto comunitário que se ouvem de países como a Holanda ou a Áustria.

Foi com base na perceção pública de que "as instituições europeias governam de costas voltadas para os cidadãos" que o Reino Unido decidiu sair da União Europeia "cada vez mais fragmentada", que ultrapassou a "capacidade de resiliência" das pessoas, disse.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG