Pelo menos 70 pessoas morreram na sequência de um conjunto de tornados que atingiu algumas regiões dos Estados Unidos da América, sobretudo no Estado do Kentucky, na sexta-feira à noite e no início da manhã deste sábado.
O novo balanço de vítimas mortais (o anterior era de 50) foi avançado pelo governador do Kentucky, Andy Beshear, que descreveu a noite passada, marcada pela passagem de vários tornados, como "uma das noites complicadas na história do Kentucky". E anunciou que irá, ainda durante o dia de hoje, declarar estado de emergência.
Os ventos fortes derrubaram uma fábrica de velas onde estavam mais de 100 trabalhadores, um armazém da Amazon na zona oeste do Estado do Illinois e um lar no Arkansas, provocando mortes em cada um desses lugares, onde as autoridades têm trabalhado para resgatar feridos e desaparidos. As equipas de salvamento mobilizaram gruas e retroescavadoras para procurarem vítimas nos escombros dos edifícios atingidos pelos tornados.
https://t.co/CuF7Qn21z0
Drone video of the Mayfield Consumer Products plant (candle plant) where rescue operations are still ongoing. No numbers being given - but it's not good in terms of injuries / missing. #KYwx #LSMwx @LiveStormsMedia
O Serviço Meteorológico Nacional dos EUA emitiu avisos de tornado para áreas em estados como Arkansas, Tennessee, Missouri e Illinois.